Criação do Departamento

O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O CURSO

O Departamento de Ciências Contábeis passou a ter vida independente a partir de 9 de janeiro de 1990, através a Resolução nº01/90/CONSU, pela qual o Conselho Universitário autorizou a formação de Departamentos próprios para funcionamento dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
O curso de Ciências Contábeis embora com seu funcionamento atrelado ao curso de Administração teve sua fase evolutiva a partir de 1971 com Jubileu de Prata ocorrido no ano de 1975, na contagem ano a ano.
Ao ter seu funcionamento independente o Departamento de Ciências Contábeis enfrentou a dificuldade para o preenchimento de sua chefia pela ausência do cargo de Chefe de Departamento de Ciências Contábeis. Ficou suprida a falta através a Portaria nº0268, de 28 de março de 1990, assinada pelo Magnífico Reitor em Exercício, prof. Luiz Hermínio Aguiar Oliveira, que nomeou provisoriamente como assessor do Reitor o professor Carlos Augusto dos Santos, com o encargo de responder pela chefia do Departamento de Ciências Contábeis, com as atribuições de instalar e implantar o referido Departamento. A ausência do cargo justificava-se em face de sua criação ser atribuição privativa do Ministério de Educação, após aprovação pelo Congresso Nacional.
Ao cumprir o prof. Carlos Augusto dos Santos o encargo de instalar e fazer funcionar o Departamento de Ciências Contábeis este escolheu como sede a sala nº49, do lº andar, do Bloco I, da Administração Departamental, na cidade universitária “prof. José Aloísio de Campos”. O ato nomeando-o oficialmente para o cargo de primeiro Chefe do Departamento de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, foi a Portaria nº790, de 12 de novembro de 1991, do Magnífico Reitor prof. Clodoaldo de Alencar Filho.