Qua, 11 de março de 2020, 21:39

Emoção e nostalgia marcam a noite de celebração dos 30 anos de criação do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus José Aloísio de Campos, São Cristóvão.
Evento Comemorativo

O dia 13 de fevereiro de 2020, quinta-feira, foi marcado pela comemoração dos 30 anos de criação do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus José Aloísio de Campos, com participação ativa do público e homenagens especiais.

A ação que prestou homenagem a todos os professores fundadores do curso, inclusive a familiares dos mesmos, teve ainda mediação dos professores Wallace Barbosa e Fábio Prado, que falaram sobre as inovações no curso durante este tempo.

A noite de celebração trouxe símbolos importantes para a data, destacando a formação do curso de Contábeis — seus processos de mudança e adaptação e os frutos que têm sido destaque para a universidade a nível nacional, contando com a participação de calouros e veteranos do curso, como também integrantes que representam a classe contábil sergipana e de todos os docentes do departamento.

Os professores homenageados Olímpio Passos e Antônio Agnus mostraram a importância do momento para os que ajudaram a construir esses 30 anos de história. Falaram sobre suas trajetórias no início do curso e todo tempo que passaram nas salas de aula.

Após as homenagens, houve também a palestra do, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior titulada “O novo perfil do profissional de Contabilidade, face às inovações tecnológicas”. A mesa de debate destacou que o curso de Contabilidade na UFS tem uma visão diferenciada desde sua fundação e acompanha as inovações tecnológicas no seu currículo pedagógico.

O evento comemorou o dia 29 de janeiro de 1990. Data em que foi assinada a Resolução nº 01/1990 do Conselho Universitário – CONSU, a qual autorizou o desmembramento dos Departamentos de Administração e Ciências Contábeis. A partir da assinatura desta Resolução, o curso de Ciências Contábeis tornou-se independente dos demais cursos. O curso obteve a sua autonomia. O Departamento de Ciências Contábeis (DCC) - São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe, oferece o Curso de Ciências Contábeis com o objetivo principal de formar profissionais com espírito empreendedor, ético, com capacidade de análise, raciocínio abstrato, habilidade numérica, liderança, sociabilidade, com postura gerencial para atuação no vasto campo de aplicação da Contabilidade.

Esse evento simboliza um marco para o desenvolvimento do Ensino Superior em nossa região e demonstra a evolução de uma história de sucesso, que se concretizou pelo empenho, pela dedicação e, principalmente, pelo sonho de muitas pessoas. É perceptível que ao longo dos seus 30 anos, o Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão) veio se aperfeiçoando a cada dia, ofertando o que é de mais atual em conhecimentos e buscando formar profissionais da contabilidade aptos a suprir as demandas do mercado. Isso se torna possível, devido ao engajamento de todos aqueles que compõem o DCC, desde docentes, discentes e corpo administrativo. Por fim, fica a nostalgia de comemorar essa data emblemática para a classe contábil sergipana.

O evento contou com o apoio dos seguintes patrocinadores: UFS, Rádio UFS, IUPI Agência Digital, Inova Contabilidade, CALUPA e Empresa Júnior de Secretariado Executivo.

PROFESSORES HOMENAGEADOS:

1. ANTONIO AGNUS BOAVENTURA

2. AILTON CARDOSO

3. CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

4. GONÇALO FERREIRA DE MELO -

5. MANOEL MESSIAS RAIMUNDO FILHO

6. MARIO ARTUR BARBOSA

7. JOÃO NEPOMUCENO DA CRUZ

8. JOSÉ DE CASTRO

9. ROBERTO RODRIGUES

10. ROMUALDO BATISTA DE MELO

11. OLIMPIO DE OLIVEIRA PASSOS

12. SÔNIA MAGNA MOURA DELMONDES FREITAS

13. NEVILTON BARRETO SOCORRO

TÉCNICO ADMINISTRATIVO HOMENAGEADO:

1. CLEVERTON SANTOS SILVA

Por fim, foi uma noite marcante na vida de todos que participaram!

Sobre a história do curso: Portal – Histórico.

Atualizado em: Qua, 11 de março de 2020, 21:41